Cirurgia do Aparelho Digestivo

O cirurgião do aparelho digestivo é o responsável por cuidar de todo o nosso sistema digestório, incluindo esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino.

É o médico especializado para realizar pequenos procedimentos e cirurgias para retirada de vesícula e hérnias, por exemplo.

Algumas das principais doenças tratadas por essa especialidade são:

A diverticulite é uma inflamação na parede interna do intestino e é caracterizada principalmente por bolsas na parede intestinal, os divertículos, que inflamam ou infeccionam.

Os sintomas mais comuns são dores abdominais principalmente na parte inferior esquerda, mas pode ocorrer também sensibilidade do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite e diarreia com muco e/ou sangue.

Pessoas que têm divertículos, mas não possuem inflamação não costumam ter sintomas. Nesses casos, as pequenas bolsas podem ser identificados em exames de rotina, como a colonoscopia.

Os nódulos hepáticos são, na maioria dos casos, tumores benignos no fígado e, por isso, não são considerados perigosos, principalmente quando aparece em pessoas sem doença preexistente nesse órgão. Geralmente, esses nódulos não causam sintomas, só precisam ser avaliados regularmente com exames como tomografia e ressonância magnética, para identificar se estão crescendo de tamanho ou mudando de característica. Se houver aumento, pode provocar sintomas como dor abdominal e alterações digestivas e, nesse caso, têm de ser retirados através de cirurgia.

No caso do nódulo maligno, geralmente é uma metástase e ocorre em pessoas com câncer em outro local, ou é um câncer próprio do fígado, que aparece normalmente em pessoas com doenças hepáticas. Nesse caso, o acompanhamento é essencial.

Grande parte desses tumores do intestino se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna no intestino. Na maioria dos casos os tumores são tratáveis, mas para isso é importante sua identificação precoce. Por isso já é preconizado o rastreamento do câncer de cólon e reto.

Os cálculos biliares são formados por líquidos digestivos que, por excesso de sal e colesterol, petrificam na vesícula biliar. O tamanho desses cálculos varia, podem ser desde um caroço de arroz, até uma bola de tênis. Os sintomas mais comuns são dores na parte direita do abdômen, náusea, vômito e indigestão. Existem casos em que a doença pode se manifestar de forma assintomática.

A má formação ou enfraquecimento nas camadas de tecidos protetoras dos órgãos pode provocar hérnias, que são escapes de um ou mais órgãos. Ela pode ocorrer em diversas partes do corpo. Os sintomas variam de acordo com o tipo, mas em geral são observados inchaços na área afetada, dores, náuseas e vômitos.

Os principais tipos de hérnias abdominais são:

  • Hérnia epigástrica
  • Hérnia umbilical
  • Hérnia inguinal
  • Hérnia diafragmática

Contato

Para agendamentos de consultas e mais informações, entre em contato conosco!
Será um prazer ajudá-lo!

Endereço

Rua Barato Ribeiro, 237 - Conj. 54
Bela Vista - SP

Atendimento

Segunda a sexta: 8h30 às 18h
Sábado: 9h às 12h

Telefone

11 3231-5233 | 11 96391-3165

E-mail

consultorio@gastrofig.com

Agende pelo WhatsApp